Ação Social

Espinho recebe coleção de livros em ucraniano

A Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva, em Espinho, tem agora uma nova estante dedicada à literatura em ucraniano, graças à doação de 185 livros por parte de membros da comunidade ucraniana que residem no concelho. A inauguração da estante, no passado sábado (4 de novembro), contou com a presença de representantes do Consulado da Ucrânia no Porto, da Associação dos Ucranianos em Vila Nova de Gaia e da União de Freguesias de Anta e Guetim, além de vários membros da comunidade ucraniana em Espinho.

A iniciativa partiu de Rayisa Grybinnyk, uma ucraniana que vive em Espinho há vários anos e que se inspirou num projeto semelhante em Lisboa. Tendo contado com o apoio de outros ucranianos, que doaram os livros, e da biblioteca municipal, que disponibilizou o espaço e a catalogação, que podem ser também consultadas no catálogo "online" da biblioteca.

A cônsul da Ucrânia no Porto, Alina Ponomarenko, que também ofereceu um livro para a coleção, destacou a importância da literatura e da cultura para o desenvolvimento das pessoas e para a preservação da identidade de um povo. Lembrando que a Ucrânia está a enfrentar uma situação difícil devido à invasão russa e agradeceu a Portugal e aos portugueses pela solidariedade e pelo acolhimento aos ucranianos.

O presidente da União de Freguesias de Anta e Guetim, Nuno Almeida, também elogiou a iniciativa e afirmou que os livros são uma forma de abrir as mentes e de combater a ignorância e a violência. Salientou também, que em Espinho vivem cerca de 50 famílias ucranianas, que contribuem para a diversidade e a riqueza cultural do concelho.

A inauguração da estante de livros em ucraniano foi ainda marcada por momentos de música, dança, poesia e gastronomia típicas da Ucrânia, que animaram a tarde e aproximaram as duas culturas. Algumas crianças ucranianas contaram histórias e cantaram canções do seu país, enquanto os adultos partilharam um lanche com doces tradicionais. A estante, que está localizada na Sala Sophia de Mello Breyner, na biblioteca municipal, está aberta ao público e pode ser consultada por qualquer pessoa interessada na literatura e na cultura ucranianas.